Aprendendo terminal Linux pondo a mão na massa!

Aprendendo terminal Linux pondo a mão na massa!

Baseado em 20 avaliações
  • 452 alunos matriculados
  • 15 aulas
  • 08 horas de duração
  • 6 módulos
  • certificado de conclusão
Parcele em 12x 5,03 (ou R$ 50,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Apesar de básico, é muito bom o curso. Espero que publiquem um curso intermediário e outro avançado para o curso ficar completo e excelente, ótima didática. Parabéns!!!"
Rodrigo da Cruz Firmino
mais avaliações

* Um certificado de conclusão digital válido é oferecido para os estudantes que completarem o curso. O seu certificado tem um código de verificação para autenticidade.

Parabéns pela sua decisão em se aventurar pela linha de comando do Linux. O objetivo do nosso curso é te ajudar a entender principais comandos de manipulação de textos/arquivos dentro do terminal Linux.

O curso foi criado com o objetivo de levar um aprendizado descomplicado e empolgante. Através de videoaulas diretas e rápidas você utilizará comandos linux já nos primeiros 5 minutos. A abordagem é "hands-on", ou seja, sempre focado em obter um resultado para o comando desenvolvido. O importante é despertar em você o interesse e aguçar a curiosidade pelo trabalho na CLI (command line interface).

Além das videoaulas completas e diaticamente elaboradas (com a experiência de já ter ministrado esses mesmos ensinamentos presencialmente dezenas de vezes) você ainda contará com:

  • Máquina virtual prontinha para você apenas baixar e começar a fazer o curso no mesmo dia;

  • Apostila de exercícios contendo todas as atividades desenvolvidas nas video-aulas;

  • Listas de exercícios extras que são disponibilizadas na última seção do curso para que você sedimente tudo que foi ensinado e praticado durante o curso;

  • Perguntas teste de fixação ao final de cada sessão. Nada chato e tedioso! Mas sim perguntas diretas para reforçar seu aprendizado.

Em quanto tempo você consegue terminar esse curso?

Bom, você pode realizá-lo até mesmo em um único dia! Mas te aconselho quebrar o aprendizado em pelo menos 2 ou 3 dias e o mais importante: PRATIQUE AS ATIVIDADES!  

Mas quais os benefícios que você como aluno irá obter a partir desse curso?

  • Você aprenderá conceitos básicos de uso da linha de comando do terminal Linux

  • Conhecerá os principais comandos de manipulação de textos e arquivos do sistema operacional

  • Entenderá conceitos fundamentais para melhor utilização do "poder de fogo" do Linux, como por exemplo o conceito de piping de comandos

  • Descobrirá como criar e apagar pastas a partir da linha de comando.

  • Vai ainda descobrir porque o Linux possui um comando para mostrar um arquivo de trás pra frente e outro para mostrar o conteúdo da forma tradicional

Ou seja, ao concluir esse curso você será capaz de manipular conteúdo de arquivos, copiar, apagar e criar arquivos e diretórios além de ter uma noção melhor de como o sistema operacional funciona "sob o capô".

O escopo do curso é linha de comando, letras brancas e fundo preto. São poucos analistas e profissionais da área de tecnologia que se enveredam pela linha de comando pois preferem o caminho mais fácil com janelas e ícones coloridos ;-). Quer um diferencial no mercado de trabalho? Aprenda BASH!

O objetivo do curso é ainda, te apresentar os comandos de forma rápida e então trazer problemas para serem resolvidos com a utilização do que aprendeu. A abordagem pedagógica é de experimentação onde você deverá buscar/procurar/testar/fuçar/descobrir a utilização dos comandos. Use a ajuda do próprio shell!

Ao invés de analisar as toneladas de opções de cada comando, iremos USÁ-LOS para resolver problemas.

O instrutor desse treinamento possui vasta experiência no assunto tendo trabalhado diretamente com essa tecnologia e hoje é professor do curso de sistemas de informação ensinando há vários anos analistas, programadores e estudantes a trabalharem mais de perto com o sistema operacional.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.
  • Alunos de sistemas de informação, ciência da computação ou qualquer outro curso da área de informática

  • Profissionais que atuam na área de tecnologia e querem aprender um pouco sobre o terminal Linux

  • Curiosos que querem saber porque o colega fica tanto tempo escrevendo um monte de coisas na tela preta ;-)

Tiago Baciotti Moreira
"Analista de Sistemas e professor da área de TI. Mais de 20 anos de experiência."

           

Meu nome é Tiago Baciotti Moreira e sou brasileiro. Atuo na área de informática há mais de 15 anos tendo trabalho na área de treinamento, desenvolvimento e análise de sistemas e gerência de projetos de TI. Em minhas atividades profissionais tive contato com várias linguagens e tecnologias da área de tecnologia da informação, como por exemplo, Oracle, PL/SQL, Java e administração de servidores Linux. Atuei, por exemplo, como analista de sistemas na área de telecomunicações por 5 anos envolvido em diversos projetos de grande porte nessa organização.

Já ministrei cursos de formação profissional e capacitação, tendo trabalhado com cursos avançados de Microsoft Excel, Programação em Visual Basic, Delphi e PHP tendo atuado em diversas empresas de informática bem como no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Desde 2010 atuo como professor do curso de Sistemas de Informação da Feit/Uemg (Fundação Educacional de Ituiutaba/Universidade Estadual de Minas Gerais) na cidade de Ituiutaba-MG. Já atuei com várias disciplinas e atualmente trabalho com Interface Homem-Computador, Gerência de Projetos e Banco de Dados.Já ministrei palestras em várias dessas áreas em outras instituições de ensino.

Possuo experiência de mais de 5 anos como analista de sistemas, tendo trabalho em empresas de desenvolvimento de software no setor de telecomunicações e prestado serviços para empresa de telecomunicações.

Sou formado em Administração, em Ciências Contábeis  e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com Pós-graduação em Redes de Computadores e em Engenharia de Software. Atualmente curso Mestrado em Educação.


Além de atuar como professor também sou servidor público trabalhando diretamente com tecnologia de informação.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

Bem-vindo ao nosso curso!
  • 1. Uma pequena e rápida introdução
  • 2. O que você precisa saber antes de começar
  • 3. Baixe aqui todos os arquivos que irá utilizar!
  • 4. Como iremos trabalhar?
  • 5. Atividade 1 - Vamos resolver essa primeira atividade?
  • 6. Atividade 2 - Conhecendo os irmãos head e tail
  • 7. Atividade 3 - O famoso "piping", juntando um monte de coisa de uma vez só!
  • 8. Atividade 4 - Criando diretórios
  • 9. Atividade 5 - "Delimitadores" e "cortando" seu arquivo
  • 10. Atividade 6 - Será que estou com "sort"?
  • 11. Atividade 7 - Quero brincar ainda mais com esses arquivos
  • 12. Atividade 8 - Quem sou eu? (não é aula de filosofia)
  • 13. Atividade 9 - Arquivos? Fale-me mais sobre isso
  • 14. Atividades Extras
  • 15. Para onde ir agora?
Voltar ao topo