Rotinas gerenciais completas para o mais completo leigo

Descubra como administrar negócios e aprenda o funcionamento de uma empresa através de um curso prático que funciona como um laboratório do mundo real.

Como administrar um pequeno grande negócio

Baseado em 1 avaliações
  • 45 Alunos matriculados
  • 12 Horas de duração
  • 53 Aulas
  • 11 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 6,53 (ou R$ 67,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Muito bom o curso."
GILCIMAR ROCHA CAMPOS
mais avaliações

Olá. 

Parabéns pelo seu interesse no treinamento “Como administrar um pequeno negócio: Rotinas gerenciais completas para o mais completo leigo”.

Você sabia que em muitas cidades pessoas começam pequenos negócios sem o conhecimento mínimo gerencial necessário para se administrar?

Além disso, muitas pessoas que querem começar a trabalhar no comércio não detém conhecimento necessário para se fazer um lançamento no caixa?


Invista alguns minutos e escute essa história que vou lhe contar:

Há alguns anos conversando com uma colega que tinha uma pequena loja de roupas femininas perguntei-lhe como ela fazia o controle de seus recebimentos, vendas e clientes. Ela me disse que tinha uma agenda com os nomes e telefones dos clientes e fazia o controle manual das notas a receber. Porém ela se queixava de não encontrar a informação facilmente quando mais precisava.

Pedi para olhar o livro caixa e ela me respondeu que escrevia algumas coisas, mas nem sempre se lembrava de anotar tudo no caderno.

Nesse momento eu expliquei que não é necessário usar um computador ou programa para se controlar uma empresa, porém deve-se ter um nível de organização satisfatório que permita encontrar rapidamente uma conta a receber de um cliente ou verificar o lançamento de um determinado valor no caixa.

Nesse momento eu lhe perguntei: “Renata (nome fictício), você tem um pequeno negócio e vende bem (incrível como o negócio de roupas parece não sofrer tanto com a crise) mas acho que, se me permite, poderia gerenciar melhor sua empresa. Gostaria de aprender a gerenciá-la de forma mais eficiente?

Em alguns dias repassamos conceitos básicos de administração, coisas muito simples que não requerem na verdade um curso superior mas se as pessoas aplicassem poderiam se organizar melhor e ter a informação certa no momento necessário. Percebi então que muitas outras pessoas tinham empresas e sofriam do mesmo problema de organização de informação. Sempre que comento sobre isso me lembro do livro “O Mito do Empreendedor” onde o autor faz uma distinção muito interessante sobre o gerente, o empreendedor e o técnico. Nem sempre a pessoa que é boa para FAZER será boa para GERENCIAR. Pelo menos não de forma automática. Mas pode aprender, e muito rápido.


De qualquer forma, algumas coisas se destacam nesse caso (e em muitos outros casos semelhantes no Brasil):

  • Algumas empresas não utilizam rotinas gerenciais básicas para se organizar o negócio como controle de estoque, contas a pagar, cadastros de clientes, etc.

  • Por incrível que pareça até mesmo um controle de caixa muitas vezes não é feito.

  • Existem muitos softwares para gerenciamento de empresas no mercado mas a maior parte deles é MUITO COMPLEXO e assusta. Aliás, devemos quebrar esse mito que se algo é complexo e difícil deve ser bom, não é mesmo?

  • Muitos proprietários de microempresas não possuem conhecimento sobre o uso de planilhas eletrônicas

  • Muitos jovens que estão buscando o primeiro emprego ou uma recolocação profissional dentro de uma empresa não sabem como, por exemplo, fazer um lançamento no livro caixa ou acabam confundindo e tendo retrabalho depois para consertar.

  • É possível com um investimento curto de tempo entender esses conceitos fundamentais para se gerenciar um negócio.

  • Não é necessário gastar alguns milhares de reais em um programa administrativo ou ter que pagar mensalidades para o resto da vida para se cadastrar clientes, fornecedores e contas!

  • É muito fácil um palestrante falar de forma teórica sobre gerencia sem o aluno nunca colocar a mão na massa!


Ora, logo após aquela história e ter observado similaridades em casos semelhantes acabei desenvolvendo uma solução prática, simples e eficiente para se administrar um negócio.

Como professor sempre busco transmitir o conhecimento de forma simples e construindo conceitos de forma gradativa de forma que o aluno possa realmente aproveitar e depois aplicar o que aprendeu sem seu trabalho. Aliás ao propor uma solução para se fazer um gerenciamento de um pequeno negócio eu busquei evitar adicionar a funcionalidade X ou Y que poderia ser usado em 1% dos casos!


O que você tem nas mãos é um curso de rotinas gerenciais 100% prático. Você irá absorver conceitos básicos de gerenciamento efetivamente usando um software administrativo! Algumas coisas que você dominará com esse curso:

  • Entender como funciona o controle de caixa;

  • Fazer lançamentos de entrada e saída de dinheiro;

  • Entender a importância do cadastro de clientes e de fornecedores;

  • Fazer o registro adequado de vendas;

  • Entender o funcionamento do controle de estoque e para que serve o estoque mínimo;

  • Trabalhar com contas a pagar dentro de sua empresa, contas a receber e fazer todo o tipo de lançamento e ajustes.

  • Gerar relatórios e analisa-los de forma a conhecer a saúde financeira e gerencial do negócio;

  • Entender porque um programa no computador precisa ter níveis de usuários e permissões além de aprender a criar/modificar esses usuários;

  • Aprender sobre Backup e da importância de fazê-lo;

  • Cadastrar/modificar formas de pagamento diferentes;

  • Gerar de forma automática Recibos e Notas Promissórias

  • São mais de 90 (!!!) exercícios que você deverá efetivamente fazer para aprender!


Veja bem, além do conhecimento adquirido com esse treinamento você também poderá usar o software que acompanha o curso de forma irrestrita e instalar em quantos computadores quiser.

Exatamente, o software de controle gerencial que você vai usar durante todas as aulas do curso é inteiramente seu e poderá usar para administrar seu negócio. Além disso, mesmo que você já tem um software gerencial ou pretenda fazer seu controle usando planilhas no computador os conceitos são aplicáveis do mesmo jeito!

Na verdade o que é importante é conhecer o funcionamento e rotinas administrativas básicas dentro da empresa e a ferramenta que usará é apenas consequência.


"Deve-se aprender fazendo a coisa; pelo pensamento você acha que sabe. Você não tem certeza, até que você tente."

Sófocles


Se você já fez algum de nossos outros cursos sabe que nosso foco é no aprendizado do aluno e por isso que nesse curso não vou falar conceitos complexos de contabilidade ou administração. O curso é gerencial e prático e vai te permitir aprender efetivamente fazendo. Se você espera um curso com intermináveis Bullets no Powerpoint esse curso não é para você. É claro que conversaremos um pouco nos primeiros minutos mas depois trabalharemos os conceitos e FAREMOS JUNTOS DEZENAS DE EXERCÍCIOS.

Comece agora mesmo e descubra como se pode gerenciar uma empresa com os conceitos poderosos que dominará com esse curso. 

Observação: O software completo está incluído no valor do curso

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Pessoas que tem ou pretendem montar um pequeno negócio ou empresa;

  • Profissionais que gostariam de conhecer mais sobre as rotinas administrativas de uma empresa;

  • Alunos de Administração (ou áreas correlatas) que querem um primeiro contato prático com a prática de rotinas gerenciais;

  • Alunos de Sistemas de Informação ou Análise de Sistemas que querem entender o funcionamento de uma empresa ou de um software gerencial;

  • Qualquer pessoa que está procurando o primeiro emprego ou uma recolocação profissional e quer aprender sobre o funcionamento de rotinas administrativas dentro da empresa;

  • Você :)

Tiago Baciotti Moreira
"Analista de Sistemas e professor da área de TI. Mais de 20 anos de experiência."

           

Meu nome é Tiago Baciotti Moreira e sou brasileiro. Atuo na área de informática há mais de 15 anos tendo trabalho na área de treinamento, desenvolvimento e análise de sistemas e gerência de projetos de TI. Em minhas atividades profissionais tive contato com várias linguagens e tecnologias da área de tecnologia da informação, como por exemplo, Oracle, PL/SQL, Java e administração de servidores Linux. Atuei, por exemplo, como analista de sistemas na área de telecomunicações por 5 anos envolvido em diversos projetos de grande porte nessa organização.

Já ministrei cursos de formação profissional e capacitação, tendo trabalhado com cursos avançados de Microsoft Excel, Programação em Visual Basic, Delphi e PHP tendo atuado em diversas empresas de informática bem como no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Desde 2010 atuo como professor do curso de Sistemas de Informação da Feit/Uemg (Fundação Educacional de Ituiutaba/Universidade Estadual de Minas Gerais) na cidade de Ituiutaba-MG. Já atuei com várias disciplinas e atualmente trabalho com Interface Homem-Computador, Gerência de Projetos e Banco de Dados.Já ministrei palestras em várias dessas áreas em outras instituições de ensino.

Possuo experiência de mais de 5 anos como analista de sistemas, tendo trabalho em empresas de desenvolvimento de software no setor de telecomunicações e prestado serviços para empresa de telecomunicações.

Sou formado em Administração, em Ciências Contábeis  e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com Pós-graduação em Redes de Computadores e em Engenharia de Software. Atualmente curso Mestrado em Educação.


Além de atuar como professor também sou servidor público trabalhando diretamente com tecnologia de informação.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

Apresentação e requisitos do curso
  • 1. Introdução
  • 2. Como iremos trabalhar
  • 3. O que você precisa saber para começar
Conhecendo o software que usaremos no treinamento
  • 1. Efetuando o Download
  • 2. Fazendo a instalação
  • 3. Executando pela primeira vez
  • 4. Fazendo o registro do sistema (gratuito)
  • 5. Cadastrando a Empresa Usuária do Sistema
  • 6. Exercício 1
  • 7. Correção da primeira lista
  • 1. Cadastro de Clientes
  • 2. Central de Clientes
  • 3. Cadastro de Fornecedores
  • 4. Cadastro de Categorias de Produtos
  • 5. Cadastro de Produtos
  • 6. Exercício 2
  • 7. Correção
Aqui aprenderemos a extrair informação com os poderosos relatórios
  • 1. Relatório de Clientes
  • 2. Relatório de Fornecedores
  • 3. Relatório de Produtos
  • 4. Exercício 3
  • 5. Correção
O processo de venda é o coração do negócio. Vamos entender como funciona.
  • 1. Como registrar uma venda
  • 2. O que acontece quando eu registro uma Venda?
  • 3. Entendendo as Formas de Pagamento
  • 4. Exercício 4
  • 5. Correção
Se vender é bom, receber é melhor. Descubra!
  • 1. Recebendo Contas parceladas
  • 2. Conferindo os lançamentos do recebimento
  • 3. Exercício 5
  • 4. Correção
O livro caixa controla a entrada e saída de dinheiro e se relaciona com os demais módulos. Entenda
  • 1. O que é o controle de Caixa?
  • 2. Mais um pouco sobre o Caixa
  • 3. Lançamentos e Conhecendo os relatórios de Caixa
  • 4. Exercício 6
  • 5. Correção
Aqui você dominará Contas a Pagar e Receber.
  • 1. Lançando uma nova Conta a Pagar
  • 2. Relatórios de Contas a Pagar
  • 3. Criando uma Conta a Receber
  • 4. Exercício 7
  • 5. Correção
Como trabalhar com usuários e permissões de acesso
  • 1. Criando novos usuários
  • 2. Ainda sobre usuários
  • 3. Exercício 8
  • 4. Correção da oitava lista de exercícios
Conhecendo funções mais avançadas
  • 1. Trabalhando com Contas Bancárias
  • 2. O poderoso Gerente 360
  • 3. Exportando Relatórios do Sistema
  • 4. Fazendo Cópias de Segurança dos seus dados
  • 5. Exercício 9
  • 6. Correção da lista 9
Fechamento do nosso treinamento
  • 1. Parabéns!
  • 2. Certificado
  • Procedimento para geração do seu certificado de conclusão de curso

Dúvidas Frequentes

Sim. Você pode estudar onde quiser e até mesmo acessar as aulas pelo seu celular. Além disso você tem um canal aberto para enviar suas dúvidas pelo site.
Sim. Você pode assistir as aulas quantas vezes quiser. Não existe limite de visualizações. Temos alunos, em outros cursos, que fazem o curso uma primeira vez realizando todos os exercícios e depois escutam tudo novamente para fixar.
Você tem acesso por um ano. Mas você pode me solicitar mais tempo no final que eu libero novamente. O prazo de um ano é uma restrição do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Dentro do curso nas primeiras aulas tem o link para download. Eu te mostro como baixar, instalar e utilizar.
O programa possui uma senha de acesso que você pode alterar a qualquer momento. E existe também um serial que você deve inserir no programa. Dele funciona normalmente por 60 dias então você tem tempo suficiente para obter o serial de registro no site (que é GRATUITO para todos os nossos alunos).
Sim. O programa foi desenvolvido para 1 microempresa e não tinha intenção de ser comercializado. Porém 2 outras pessoas gostaram e também adquiriram o programa e passaram a utilizá-lo. Já usam há mais de 2 anos e controlam empresas com mais de 4.000 clientes.
Esse programa foi desenvolvido e vendido. Hoje ele é disponibilizado de forma gratuita para todos os alunos desse treinamento.
Todos os cursos desse site, até o momento, foram convertidos a partir de treinamentos e aulas que eu fazia presencialmente. Esse curso de rotinas administrativas já foi trabalhado para os clientes que compraram e usam o programa desenvolvido. Já trabalhei conceitos (e uso do software) também com alunos da disciplina de Administração.
Sim. Todos os cursos do site possuem certificado de conclusão que pode ser gerado e depois verificado no próprio site sua autenticidade.
Você pode fazer o pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário. O pagamento com cartão pode ser dividido.
Se você fez o pagamento por cartão o curso é liberado de forma instantânea. Se pagar com boleto bancário basta me enviar um email que já libero para você. O boleto leva até dois dias para ser liberado de forma automática mas me enviando um email eu já faço a liberação manualmente.
Basta ter acesso à Internet para assistir as aulas. Recomendo que você use também um editor de textos ou caderno para fazer as anotações. O programa roda na plataforma Windows ou plataforma Linux. Possui versão MacOS também mas ainda em fase de testes.
Todos os cursos podem ser acessados por 1 ano após sua compra. Porém se você precisar de mais tempo é só entrar em contato que adicionamos mais tempo de acesso.

Amplie seu conhecimento

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo