Como construir Mapas Mentais passo a passo

Como construir Mapas Mentais passo a passo

Baseado em 36 avaliações
  • 251 Alunos matriculados
  • 12 Horas de duração
  • 20 Aulas
  • 4 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 6 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 5,72 (ou R$ 57,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Otimo curso, me ajudou bastante com meus estudos!"
Bruno Alves Sousa
mais avaliações

Olá! Parabéns pela sua decisão de fazer esse treinamento! O que você está prestes a descobrir é uma forma extraordinária de se organizar informação, planejar e estudar com mais eficiência.


Somos expostos a muita informação!

Hoje estamos expostos a grandes quantidades de informação. Um aluno médio de curso superior, por exemplo, precisa estudar semanalmente diferentes disciplinas e muitas vezes precisa ler livros ou capítulos como forma de preparação prévia antes de ir para as aulas. 

Livros, livros e mais livros. Somos expostos a muita informação!


Além disso, no trabalho o homem precisa estar sempre atualizado e buscando construir conhecimento em sua área de atuação. Alguém que trabalha na área de Admiministração, por exemplo, precisa estar atento ao que acontece no mundo para auxiliá-lo em sua tomada de decisão. Alunos e profisionais da área de tecnologia precisam estar sempre estudando e se atualizando pois novas tecnologias surgem diariamente. 

Com essa quantidade massiva de informação e nossa quase obrigatoriedade em construir conhecimento válido e utilizável com essa informação nos obriga a adotar maneiras e estratégias de melhor lidar com isso e aumentar a absorção e aproveitamento desse conhecimento.

É claro que a maioria dos alunos adota estilos de trabalho como resumos, questionários, leitura que mais se adequam a seu perfil. Porém existe uma maneira muito inteligente, profundamente discutida inclusive no meio acadêmico e pode se tornar também uma ferramenta importante para estudantes de qualquer área.Não existe a maneira correta ou o jeito certo de se aprender pois os alunos possuem habilidades e percepções diferentes do mundo devido à sua formação. Porém é possível utilizar técnicas inteligentes para melhor uso dessa informação. Se aprende a técnica, como utilizá-la e como ela funciona e depois cada pessoa, dentro de sua individualidade, se adapta e constrói de forma única sua forma de trabalho.


O que são mapas mentais? 

Image title


Mapas de aprendizagem (Learning Maps) são uma forma diferente de se resumir e expressar informação. Foi originalmente idealizada por Tony Buzan e são conhecidos também por Mapas Mentais (Mind Maps), Mapas conceituais (Concept Maps), Teias (Webs). 

Nosso cérebro funciona através de associações, comparando, integrando e sintetizando informações a medida que as recebe. Qualquer operação cerebral tem como regra dominante a associação a outras idéias e conceitos. Até mesmo as palavras, por mais abstratas e ininteligíveis que sejam tem uma representação através de uma imagem para nossa mente e contém inúmeros outros links (ligações) para outras imagens e assim sucessivamente. 

Os mapas de aprendizagem desenvolvidos por Tony Buzan são uma forma muito eficiente de se fazer anotações aproveitando dessa forma associativa e genealógica do cérebro trabalhar. São muito úteis para despertar a criatividade em torno de uma idéia, ou seja, é uma ferramenta eficaz de brainstorming. 


Objetivos

Ao final desse treinamento você será capaz de: 

  • Trabalhar com mapas mentais para organizar informação

  • Utilizar mapas mentais para resumir informação 

  • Utilizar o Freeplane para construir mapas mentais de forma profissional 

  • Entender os conceitos de hierarquia das informações 

  • Saber escolher as palavras-chave certas para construir os mapas 

  • Usar mapas mentais para planejar eventos ou projetos

  • Utilizar a técnica pomodoro para evitar a procrastinação e produzir mais


Quais as fontes desse curso? 

Esse curso é baseado em um treinamento presencial que foi ministrado várias vezes para alunos de Sistemas de Informação e Administração. O treinamento era feito em aproximadamente 4 horas e todo o conteúdo foi condensado nesse material gravado. São 2 horas de vídeos e aproximadamente 2 horas para realização das atividades. 

Além disso o curso acompanha também, claro,  as referências bibliográficas e fontes consultadas. Acrescentei também exemplos reais de utilização de mapas mentais para os mais diferentes fins, como por exemplo:

  • Planejamento de reuniões

  • Preparação de aulas

  • Anotações durante uma palestra, evento ou aula

  • Resumos de livros


 O curso tem certificado? 

Sim. Acompanha certificado de participação de 4 horas! O certificado é registrado e pode ser verificado em nosso site! 


Para que serve? 

Você pode utilizar mapas de aprendizagem para: 

  • Estudar;

  • Resumir qualquer matéria de escola; 

  • Resumir um livro, texto ou capítulo; 

  • Montar o esboço e a estrutura de uma pesquisa científica; 

  • Resumir uma aula ou palestra assistida de forma mais eficiente e sem perder tempo escrevendo páginas e páginas. 

  • Organizar idéias antes de redigir

  • Preparar um discurso, pois você pode ter tudo que vai falar em uma única folha sem necessariamente ler, você tem os tópicos relacionados entre si e as demais palavras se encaixam na medida em que você fala; 

  • Organizar idéias sobre qualquer assunto; 

  • Planejamento de um evento;

  • Organização Pessoal; 

  • Planejar uma reunião fazendo as relações entre os assuntos a serem abordados

  • Montar seu plano de aula. Se você é professor pode montar o roteiro de sua aula usando mapas mentais facilitando seu trabalho

  • Planejar uma página na Internet;

  • E muitas outras coisas!


Um recado para você!

As ideias acima são sugestões de coisas que podem ser feitas utilizando mapas mentais. O objetivo do curso é justamente despertar em você a curiosidade e a vontade de conhecer uma forma eficiente de trabalho e organização de informação.

O que me levou a montar o presente treinamento é justamente o fato de trabalhar com mapas mentais há mais de 20 anos e sempre que vou planejar algo eu utilizo mapas mentais pois ao mesmo tempo que tenho uma visão do todo em uma única página ainda tenho de forma hierárquica e organizada as informações.

Experimente esse treinamento. Tenho certeza que você ficará muito satisfeito com o que irá aprender!


6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.
  • Profissionais que busca uma forma melhor de organizar informação;

  • Estudantes de qualquer área que desejam aprender uma abordagem diferente para estudar;

  • Professores;

  • Profissionais que lidam com projetos;

  • Qualquer pessoa interessada no tema!

Tiago Baciotti Moreira
"Analista de Sistemas e professor da área de TI. Mais de 20 anos de experiência."

           

Meu nome é Tiago Baciotti Moreira e sou brasileiro. Atuo na área de informática há mais de 15 anos tendo trabalho na área de treinamento, desenvolvimento e análise de sistemas e gerência de projetos de TI. Em minhas atividades profissionais tive contato com várias linguagens e tecnologias da área de tecnologia da informação, como por exemplo, Oracle, PL/SQL, Java e administração de servidores Linux. Atuei, por exemplo, como analista de sistemas na área de telecomunicações por 5 anos envolvido em diversos projetos de grande porte nessa organização.

Já ministrei cursos de formação profissional e capacitação, tendo trabalhado com cursos avançados de Microsoft Excel, Programação em Visual Basic, Delphi e PHP tendo atuado em diversas empresas de informática bem como no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Desde 2010 atuo como professor do curso de Sistemas de Informação da Feit/Uemg (Fundação Educacional de Ituiutaba/Universidade Estadual de Minas Gerais) na cidade de Ituiutaba-MG. Já atuei com várias disciplinas e atualmente trabalho com Interface Homem-Computador, Gerência de Projetos e Banco de Dados.Já ministrei palestras em várias dessas áreas em outras instituições de ensino.

Possuo experiência de mais de 5 anos como analista de sistemas, tendo trabalho em empresas de desenvolvimento de software no setor de telecomunicações e prestado serviços para empresa de telecomunicações.

Sou formado em Administração, em Ciências Contábeis  e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com Pós-graduação em Redes de Computadores e em Engenharia de Software. Atualmente curso Mestrado em Educação.


Além de atuar como professor também sou servidor público trabalhando diretamente com tecnologia de informação.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Introdução
  • 2. Como iremos trabalhar
  • 3. Instalação do software
  • 4. Exercício 1
  • 5. Exercício 1 - Correção
  • 6. Download de todos os arquivos
  • 1. Entendendo Mapas Mentais
  • 2. Exercício 2
  • 3. Exercício 2 - Correção
  • 4. Exercício 3
  • 5. Exercício 3 - Correção
  • 6. 7 Dicas do Freeplane
  • 7. Exercício 4
  • 8. Exercício 4 - Correção
  • 9. Coggle
  • 1. 9 Exemplos reais de Mapas Mentais
  • 2. 9 Exemplos reais de Mapas Mentais - Parte 2
  • 3. Como aumentar sua produtividade com tomates
  • 1. Fechamento
  • 2. Como gerar meu certificado?
  • Como construir Mapas Mentais passo a passo

Dúvidas Frequentes

Todos os cursos podem ser acessados por 1 ano após sua compra. Porém se você precisar de mais tempo é só entrar em contato que adicionamos mais tempo de acesso.
Voltar ao topo