Como construir Mapas Mentais passo a passo

Como construir Mapas Mentais passo a passo

Baseado em 37 avaliações
  • 210 Alunos matriculados
  • 12 Horas de duração
  • 23 Aulas
  • 4 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 6 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 5,55 (ou R$ 57,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Muito bom"
Licia Crespo
mais avaliações

Olá! Parabéns pela sua decisão de fazer esse treinamento! O que você está prestes a descobrir é uma forma extraordinária de se organizar informação, planejar e estudar com mais eficiência.


Somos expostos a muita informação!

Hoje estamos expostos a grandes quantidades de informação. Um aluno médio de curso superior, por exemplo, precisa estudar semanalmente diferentes disciplinas e muitas vezes precisa ler livros ou capítulos como forma de preparação prévia antes de ir para as aulas. 

Livros, livros e mais livros. Somos expostos a muita informação!


Além disso, no trabalho o homem precisa estar sempre atualizado e buscando construir conhecimento em sua área de atuação. Alguém que trabalha na área de Admiministração, por exemplo, precisa estar atento ao que acontece no mundo para auxiliá-lo em sua tomada de decisão. Alunos e profisionais da área de tecnologia precisam estar sempre estudando e se atualizando pois novas tecnologias surgem diariamente. 

Com essa quantidade massiva de informação e nossa quase obrigatoriedade em construir conhecimento válido e utilizável com essa informação nos obriga a adotar maneiras e estratégias de melhor lidar com isso e aumentar a absorção e aproveitamento desse conhecimento.

É claro que a maioria dos alunos adota estilos de trabalho como resumos, questionários, leitura que mais se adequam a seu perfil. Porém existe uma maneira muito inteligente, profundamente discutida inclusive no meio acadêmico e pode se tornar também uma ferramenta importante para estudantes de qualquer área.Não existe a maneira correta ou o jeito certo de se aprender pois os alunos possuem habilidades e percepções diferentes do mundo devido à sua formação. Porém é possível utilizar técnicas inteligentes para melhor uso dessa informação. Se aprende a técnica, como utilizá-la e como ela funciona e depois cada pessoa, dentro de sua individualidade, se adapta e constrói de forma única sua forma de trabalho.


O que são mapas mentais? 

Image title


Mapas de aprendizagem (Learning Maps) são uma forma diferente de se resumir e expressar informação. Foi originalmente idealizada por Tony Buzan e são conhecidos também por Mapas Mentais (Mind Maps), Mapas conceituais (Concept Maps), Teias (Webs). 

Nosso cérebro funciona através de associações, comparando, integrando e sintetizando informações a medida que as recebe. Qualquer operação cerebral tem como regra dominante a associação a outras idéias e conceitos. Até mesmo as palavras, por mais abstratas e ininteligíveis que sejam tem uma representação através de uma imagem para nossa mente e contém inúmeros outros links (ligações) para outras imagens e assim sucessivamente. 

Os mapas de aprendizagem desenvolvidos por Tony Buzan são uma forma muito eficiente de se fazer anotações aproveitando dessa forma associativa e genealógica do cérebro trabalhar. São muito úteis para despertar a criatividade em torno de uma idéia, ou seja, é uma ferramenta eficaz de brainstorming. 


Objetivos

Ao final desse treinamento você será capaz de: 

  • Trabalhar com mapas mentais para organizar informação

  • Utilizar mapas mentais para resumir informação 

  • Utilizar o Freeplane para construir mapas mentais de forma profissional 

  • Entender os conceitos de hierarquia das informações 

  • Saber escolher as palavras-chave certas para construir os mapas 

  • Usar mapas mentais para planejar eventos ou projetos

  • Utilizar a técnica pomodoro para evitar a procrastinação e produzir mais


Quais as fontes desse curso? 

Esse curso é baseado em um treinamento presencial que foi ministrado várias vezes para alunos de Sistemas de Informação e Administração. O treinamento era feito em aproximadamente 4 horas e todo o conteúdo foi condensado nesse material gravado. São 2 horas de vídeos e aproximadamente 2 horas para realização das atividades. 

Além disso o curso acompanha também, claro,  as referências bibliográficas e fontes consultadas. Acrescentei também exemplos reais de utilização de mapas mentais para os mais diferentes fins, como por exemplo:

  • Planejamento de reuniões

  • Preparação de aulas

  • Anotações durante uma palestra, evento ou aula

  • Resumos de livros


 O curso tem certificado? 

Sim. Acompanha certificado de participação de 4 horas! O certificado é registrado e pode ser verificado em nosso site! 


Para que serve? 

Você pode utilizar mapas de aprendizagem para: 

  • Estudar;

  • Resumir qualquer matéria de escola; 

  • Resumir um livro, texto ou capítulo; 

  • Montar o esboço e a estrutura de uma pesquisa científica; 

  • Resumir uma aula ou palestra assistida de forma mais eficiente e sem perder tempo escrevendo páginas e páginas. 

  • Organizar idéias antes de redigir

  • Preparar um discurso, pois você pode ter tudo que vai falar em uma única folha sem necessariamente ler, você tem os tópicos relacionados entre si e as demais palavras se encaixam na medida em que você fala; 

  • Organizar idéias sobre qualquer assunto; 

  • Planejamento de um evento;

  • Organização Pessoal; 

  • Planejar uma reunião fazendo as relações entre os assuntos a serem abordados

  • Montar seu plano de aula. Se você é professor pode montar o roteiro de sua aula usando mapas mentais facilitando seu trabalho

  • Planejar uma página na Internet;

  • E muitas outras coisas!


Um recado para você!

As ideias acima são sugestões de coisas que podem ser feitas utilizando mapas mentais. O objetivo do curso é justamente despertar em você a curiosidade e a vontade de conhecer uma forma eficiente de trabalho e organização de informação.

O que me levou a montar o presente treinamento é justamente o fato de trabalhar com mapas mentais há mais de 20 anos e sempre que vou planejar algo eu utilizo mapas mentais pois ao mesmo tempo que tenho uma visão do todo em uma única página ainda tenho de forma hierárquica e organizada as informações.

Experimente esse treinamento. Tenho certeza que você ficará muito satisfeito com o que irá aprender!


6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.
  • Profissionais que busca uma forma melhor de organizar informação;

  • Estudantes de qualquer área que desejam aprender uma abordagem diferente para estudar;

  • Professores;

  • Profissionais que lidam com projetos;

  • Qualquer pessoa interessada no tema!

Tiago Baciotti Moreira
"Analista de Sistemas e professor da área de TI. Mais de 20 anos de experiência."

           

Meu nome é Tiago Baciotti Moreira e sou brasileiro. Atuo na área de informática há mais de 15 anos tendo trabalho na área de treinamento, desenvolvimento e análise de sistemas e gerência de projetos de TI. Em minhas atividades profissionais tive contato com várias linguagens e tecnologias da área de tecnologia da informação, como por exemplo, Oracle, PL/SQL, Java e administração de servidores Linux. Atuei, por exemplo, como analista de sistemas na área de telecomunicações por 5 anos envolvido em diversos projetos de grande porte nessa organização.

Já ministrei cursos de formação profissional e capacitação, tendo trabalhado com cursos avançados de Microsoft Excel, Programação em Visual Basic, Delphi e PHP tendo atuado em diversas empresas de informática bem como no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Desde 2010 atuo como professor do curso de Sistemas de Informação da Feit/Uemg (Fundação Educacional de Ituiutaba/Universidade Estadual de Minas Gerais) na cidade de Ituiutaba-MG. Já atuei com várias disciplinas e atualmente trabalho com Interface Homem-Computador, Gerência de Projetos e Banco de Dados.Já ministrei palestras em várias dessas áreas em outras instituições de ensino.

Possuo experiência de mais de 5 anos como analista de sistemas, tendo trabalho em empresas de desenvolvimento de software no setor de telecomunicações e prestado serviços para empresa de telecomunicações.

Sou formado em Administração, em Ciências Contábeis  e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com Pós-graduação em Redes de Computadores e em Engenharia de Software. Atualmente curso Mestrado em Educação.


Além de atuar como professor também sou servidor público trabalhando diretamente com tecnologia de informação.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Introdução
  • 2. Como iremos trabalhar
  • 3. Instalação do software
  • 4. Exercício 1
  • 5. Exercício 1 - Correção
  • 6. Download de todos os arquivos
  • 1. Entendendo Mapas Mentais
  • 2. Exercício 2
  • 3. Exercício 2 - Correção
  • 4. Exercício 3
  • 5. Exercício 3 - Correção
  • 6. 7 Dicas do Freeplane
  • 7. Exercício 4
  • 8. Exercício 4 - Correção
  • 9. Coggle
  • 1. 9 Exemplos reais de Mapas Mentais
  • 2. 9 Exemplos reais de Mapas Mentais - Parte 2
  • 3. Como aumentar sua produtividade com tomates
  • 4. O método de estudo SQR3
  • 5. O método de estudo SQR3 - Aula 2
  • 6. O método de estudo SQR3 - Aula 3
  • 1. Fechamento
  • 2. Como gerar meu certificado?
  • Como construir Mapas Mentais passo a passo

Dúvidas Frequentes

Todos os cursos podem ser acessados por 1 ano após sua compra. Porém se você precisar de mais tempo é só entrar em contato que adicionamos mais tempo de acesso.
Voltar ao topo